domingo, 11 de março de 2018

COMUNGAR SEM HÓSTIA NEM ALTAR – ano “33” - 1985


                                                        
Era Domingo, o segundo do mês de Março. Como o de hoje, a terra verde da chuva que caíra na véspera. O sol misturava-se ao sombreado das nuvens. O modesto templo, construído pelo Povo, tinha sido encerrado na quarta-feira, 27 de Fevereiro,   pelos operários da Câmara Municipal, escoltados pelas dezenas de polícias que ocupavam o adro. Diz quem lá esteve que as marteladas nos barrotes contra as portas da igreja soavam às marteladas com que os carrascos pregaram as mãos e os pés do Crucificado no monte Calvário. As pessoas, impedidas de entrar, ficavam à distância, umas protestando, outras chorando, outras gritando.
Mas agora era Domingo, dia da assembleia fraterna e da partilha do pão. O Povo esperava a Eucaristia dominical. Para que ninguém entrasse em conflito com a polícia, que não tinha culpa nenhuma daquele assalto, uma mulher corajosa levantou a voz e deu a palavra de ordem: “Vamos todos para o montado, chama-se o padre e faz-se lá a Eucaristia”. E assim se fez.
A multidão acorreu, grande era a pressa, maior a sua fé. E entre Lombo do Xeque e Moinho da Serra, fizemos a celebração fraterna. Impossível esquecer os olhos daquela gente humilde, mas confiante e dolorida. Exilados, expulsos daquilo que era seu.
Lá à distância, ficava a igreja. Fechada. Rodeada de polícias. E ali no montado, outro templo se erguia: o chão era a terra, cultivada com suor e lágrimas. As paredes as altas montanhas do vale. E a cúpula a abóbada celeste que a todos abraçava. Onde estaria Deus? Nas paredes da igreja, trancada e martelada pelo poder diocesano e pelo poder regional? Ou ali, no meio daquela assembleia campal de irmãos, homens, mulheres, pais, filhos, crianças, idosos?
Não houve hóstia nem altar. Mas a comunhão foi mais emotiva e autêntica porque em cada coração estava o altar da fraternidade e a chama de uma vitória que não nos seria negada. Os ímpetos da justa revolta da consciência foram ali sublimados e consubstanciados na prece do PAI-NOSSO, sentido como nunca. Só me ocorria ao pensamento a eucaristia de Natal celebrada em plena floresta moçambicana nos abrigos, sob a ameaça das granadas de guerra! …
Uma, duas, três semanas, à espera do fim do cativeiro…dentro da própria casa. Sem crime algum, sem mandado judicial. Na Madeira, pouco ou nada se sabia. Como hoje, nada se conta, nada acontece, no ANO “33”. Só a comunicação social do Continente informava os portugueses e, por via dela, os madeirenses que lhe tinham acesso.
Os episódios continuaram até ao 18 de Março. Muito há que contar.
Razão teve a população quando mais tarde escreveu em calhau branco roliço naquele recinto:
“ESTE CHÃO É UM CHÃO SAGRADO,
ONDE CANTÁMOS VITÓRIA”.

11.Mar.18
Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário