sexta-feira, 29 de dezembro de 2017

2017 - MORRER A RIR…

O tempo, já sem tempo, não dá tréguas ao tempo. É o fim da jornada e o árbitro, que também é tempo, já tem nos dentes o apito para o final da partida. As escorralhas que sobram de todo esse tempo só dão para agarrar as nesgas caídas no espaço fora de nós. De modo que já não há tempo para olhar dentro, talvez nem sequer para pousar um instante no galho de uma linha escrita.
Por isso, acompanho a euforia diletante dos ‘fogos fátuos’ que nos levam pelos corredores terminais do ano que já foi novo, há 365 dias. Então, é ver e ouvir os produtos que a rua, a rádio, os jornais volantes nos atiram aos pés, de preferência os que nos divertem e fazem rir. Por exemplo, os inquéritos, tipo à-queima-roupa, sobre os acontecimentos marcantes do ano. É uma embaralhada sopa de letras, para não dizer uma salada norte-coreana, o resultado imediato. Para uns, são as tragédias e os incêndios, para outros é o Mário Centeno, para o ‘grosso da manada’ é o Cristiano da bola, E, pasme-se, ouvi eu o testemunho de quem escolheu como figura do ano, nem mais nem menos, Donald Trump, “um valente patriota americano que luta pelo seu país”…
Cá no burgo ilhéu, o matutino, que já  encolheu o nome de baptismo, fez uma sondagem intimista aos seus jornalistas e colaboradores (leia-se, aos membros confessos da loja) para indagar quais os três maiores deste ano regional da graça. E quem seria o “primus inter pares”? Ora, quem havia de ser? Logo, logo, o dono da loja. Bruxo!... Não há almoços grátis. Tudo se paga!
Num outro correio que em cada manhã chega às bancas (ele, também regional) salta-nos um apreciável caderno oficial, encimado por estas solenes parangonas: “OBRAS NA SAÚDE E PELA SAÚDE DAS NOSSAS GENTES”.        Enquanto folheio os oito linguados impressos, deparo-me com esta literatura originalíssima, porque futuríssima: “Antigo quartel será espaço polivalente… Centro de Saúde do Arco terá melhores condições…Centro de Saúde da Nazaré vai ser ampliado… Centro de Saúde de Porto Santo será reabilitado em fevereiro… Centro de Saúde do Curral será renovado… Os Marmeleiros serão renovados por fora e por dentro”… (Tome nota: primeiro por fora e só depois por dentro). E outras do mesmo teor. Mais incisivas e persuasíveis, porém,  são as notícias sobre o nossos Hospital: “Bloco Operatório, alvo de profundas alterações (e, no texto, esclarece: “em abril de 2019”)… Na mesma página: “Bloco de Obstetrícia avança em janeiro”… Mais: “Novo Hospital da Madeira será Revolucionário no País”… Só que, noutra página, ao alto, vem o pré-aviso: “Projecto do Hospital lançado em março”. Na gramática regional, só há  verbos no futuro. Notável!
Faut-il rire de tout?- dedicava o periódico “Le 1” o seu último texto à questão ”Se se deve rir de tudo?” Neste caso, a resposta é afirmativa. Só deixa de sê-lo quando se chega à conclusão de que toda esta ‘diarreia’ publicitária, rocambolesca e furtiva como o “fogo da noite do São Silvestre”,  é paga com o dinheiro dos madeirenses. Enfim, só dá para isto o ‘cantar do cisne’ em 2017! Como também dá para embrulhar em papel pardo os recentes decretos da República sobre o financiamento dos partidos, aproveitando agora  a barafunda estonteante da Festa. Tal qual se passa com as eleições para as lideranças partidárias. Lá e cá, onde saltam da cartola charadas e risadas como esta: “Afinal, Quem leva quem ao colo? O protegido ou o protector, o ventríloquo ou o orador, o original ou a fotocópia”?... A nível nacional, as partes em confronto já provaram falar por conta própria, marcando um debate televisivo. É a melhor estratégia para evitar que o ridículo cubra o ‘enterro’ de 2017.
  Entretanto, a sentença já é sobejamente conhecida: ”Rir é o melhor remédio”.
      29.Dez.17

Martins Júnior

Sem comentários:

Enviar um comentário