quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

UM PARTO ATRIBULADO


“A minha proposta é esta
Quero que  saia em decreto
Lá nas oitavas da Festa
O tiro será directo
Se alguém  disser que  não presta
Saia já do meu projecto:
O aeroporto tem fome
Tem fome de outro nome”


A velha Quinta Vigia
Nunca vira coisa assim
Nem uma mosca zumbia
Desde os tempos do Jardim
Qual é o nome e qual seria
Perguntaram ao Delfim
“Que ninguém me estrague o caldo
Há-de chamar-se Ronaldo”

Meias palmas em surdina
Surdiram na sala “oval”
Mas depois em cada esquina
Só se ouvia dizer mal
Dessa ideia peregrina
Do dono do roseiral
E em nova reunião
Começou a confusão


A gargantinha afinada
Dos Assuntos Sociais
Entrou logo de rajada
Contra os sisudos demais
“Eu quero mulher prendada
Nas tarjas inaugurais
AeroDolor´s  é bacana
E até vende  mais banana”

“Bananas ninguém lhas toque
São coisas do meu pelouro
Não percebo esse remoque
Às meninas do meu coro
Se aqui não há rei nem roque
Faço uma entrada de touro”
Falou grosso a envergadura
Do barão da agricultura

Que bota puxa por  bota
Provou-o  a que calça Prada
Avançou com toda a tropa
E de longe ferra e brada
Contra o patrão da bolota:
“Já sei que isso não te agrada
Mas vai chamar-se  ‘Dolores’
O chão dos aviadores”

Logo acorda da fumaça
O pai da grande mudança:
“Tirei da minha carcaça
Dar o nome da criança
Ronaldinho  tem mais graça
E todo o mundo descansa
Seu nome  de  pai já  tem
E não é filho de mãe”

Toda a gente se calou
Na mesa dos governantes
O  craque então viajou
Prá terra dos diamantes
E um Jumbo lá comprou
Dos mais caros faiscantes
Não queria  Abdula-Kek
Ver aqui um calhambeque

Mas o caso deu p’rao  torto
Ao chegar um funerário:
“Essa ideia é um aborto
Já lhe dou  receituário
‘Aeroporto  nado-morto’
Mando eu, sou secretário
Não pensem ficar impunes
Ou não me chame mais Nunes”

( Neste momento e devido à confusão gerada  entre os inquilinos da Quinta, a reunião foi interrompida. O cronista, poeta popular reformado, interrompe aqui o relato, para retomá-lo em próxima reunião).

__________________________________
  29.Dez.16
Martins Júnior



Sem comentários:

Enviar um comentário